Boas Festas!

A biblioteca escolar da Escola Básica dos Olivais convida-vos a consultarem o seu Boletim Informativo no link abaixo, relativo às atividades realizadas ao longo do 1.º período.
Deseja a todos um Feliz Natal e um Excelente Ano de 2026!
Ex.mos Pais e Encarregados de Educação,
Vimos por este meio dar início ao processo eleitoral conducente à escolha dos seus representantes ao Conselho Geral do Agrupamento de Santa Maria dos Olivais.
O regulamento e respetivo calendário encontram-se disponíveis na página de internet do Agrupamento e respetivos serviços administrativos.
Todos os interessados poderão consultar os cadernos eleitorais nos serviços administrativos.
Atenciosamente.
O Presidente do Conselho Geral, Rogério Valério
A Conferência de Natal de 2025, realizada no passado dia 12 de dezembro, da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (Ciências ULisboa) constituiu um momento de divulgação científica e de contacto privilegiado com o ensino superior para cerca de 600 alunos do ensino secundário, entre os quais se incluíram as cinco turmas de Ciências e Tecnologias do 12º ano do Agrupamento de Escolas de Santa Maria dos Olivais.
A participação da escola integrou uma ação organizada pelos docentes de Biologia - Maria Cecília Shore, Isabel Ribeiro, Sónia Cunha e André Ferreira - com o acompanhamento das docentes Maria Deolinda Marques, Carla Amaral, Isabel Plancha e Ana Meira. Na abertura da conferência, o diretor de Ciências ULisboa, Luís Carriço, sublinhou a importância de aproximar os jovens da universidade, incentivando-os a olhar para a Faculdade como um espaço de aprendizagem, partilha e construção de futuro.
A sessão científica teve início com a intervenção de Ana Catarina Monteiro, professora convidada do Departamento de Ciências Matemáticas, que apresentou a matemática de forma surpreendente e acessível. Através de um truque envolvendo simples operações aritméticas realizadas com a calculadora do telemóvel, conseguiu envolver toda a plateia e demonstrar o poder da matemática, contribuindo para a sua desmistificação junto dos jovens.
Seguiu-se João Duarte, geólogo e professor do Departamento de Ciências da Terra e Energia, que desafiou os estudantes a refletir sobre a possibilidade da existência de vida noutros planetas. A sua intervenção destacou a geologia planetária e deixou a mensagem de que poderá ser a geração destes alunos a fazer descobertas decisivas nesta área, aproximando a ciência das expectativas e do futuro dos jovens.
A encerrar, Rui Agostinho, professor jubilado do Departamento de Física e referência nacional na área da Astronomia, abordou o tema das colisões de asteroides com a Terra. Partindo de exemplos históricos e de missões espaciais recentes, como a DART e a HERA, da Agência Espacial Europeia, destacou o contributo da ciência para a compreensão e prevenção destes fenómenos.
O evento contou ainda com a participação musical da Vicentuna e terminou num animado convívio natalício, proporcionando aos alunos uma experiência marcante, onde o Natal também se viveu com ciência.
André Ferreira, Maria Cecília Shore, Isabel Ribeiro e Sónia Cunha.
Entre os dias 9 e 16 de dezembro, realizaram-se, no Auditório da Escola, doze Sessões de Educação para a Saúde, no âmbito do projeto “Avaliação das atitudes e conhecimentos de adolescentes sobre métodos contracetivos e infeções sexualmente transmissíveis”, dirigidas a turmas do Ensino Secundário.
As sessões, dinamizadas por médicas internas da ULS São José, constituíram um importante momento formativo, promovendo uma literacia em saúde rigorosa, cientificamente fundamentada e adequada à realidade da adolescência, em articulação com os objetivos educativos da escola.
A Escola expressa o seu sincero agradecimento às médicas da ULS São José pela disponibilidade, pelo rigor científico e pela sensibilidade pedagógica demonstrados ao longo de todas as sessões, com um reconhecimento especial à Dra. Susana Branco, cuja presença constante foi determinante para o sucesso do projeto.
Destaca-se igualmente o empenho e sentido de responsabilidade dos professores acompanhantes, cuja colaboração foi essencial para o bom funcionamento das sessões e para o reforço, junto dos alunos, da importância destas temáticas no seu percurso educativo e pessoal.
No âmbito do projeto, o questionário será novamente aplicado em janeiro, em contexto de sala de aula, pelos professores acompanhantes, permitindo avaliar a evolução da literacia dos alunos antes e após a formação. Esta etapa será fundamental para aferir o impacto pedagógico da intervenção, sendo as respetivas orientações oportunamente enviadas.
Projetos como este refletem uma escola comprometida com o desenvolvimento integral dos seus alunos, promovendo uma educação responsável, consciente e centrada no bem-estar e na saúde.
Aproveitamos ainda para desejar a toda a comunidade educativa um Santo e Feliz Natal, vivido com saúde e serenidade, e um excelente ano de 2026, repleto de realizações pessoais e profissionais.
Professora organizadora
Tânia Aparício da Cruz
A magia do Natal invadiu a Escola Manuel Teixeira Gomes!
No dia 15 de dezembro, a comunidade escolar recebeu com grande entusiasmo a visita muito especial do Pai Natal, que trouxe consigo alegria, surpresas e muitos sorrisos.
Durante o fim de semana, os duendes do Pai Natal trabalharam com dedicação para transformar a escola numa verdadeira Vila Natal, cheia de cor, brilho e encanto. À chegada, as crianças ficaram maravilhadas com as decorações festivas, os docinhos partilhados e as pinturas faciais, sem esquecer as prendinhas deixadas pelo Pai Natal – pequenos gestos que encheram o dia de emoção e espírito natalício.
A manhã ficou ainda mais divertida com a apresentação da peça de teatro “Ho, ho, ho, Atchim. Santinho, Pai Natal!”, que encantou miúdos e graúdos com momentos de humor e magia.
Foi um dia repleto de alegria, partilha e verdadeira atmosfera natalícia!
A Escola Manuel Teixeira Gomes deseja a toda a comunidade educativa um Feliz Natal e um Próspero Ano Novo!
Com espírito festivo, os alunos de Francês da ESAD criaram estes postais digitais para desejar a toda a comunidade escolar: Bonnes Fêtes!
O link é o seguinte: https://padlet.com/mariavieira94/Bonnes_Fetes_ESAD
A Biblioteca da Escola Secundária António Damásio (ESAD) assinalou, nos dias 10 (Dia internacional dos Direitos Humanos) e 12 de dezembro, de forma dinâmica e participativa, a importância dos Direitos Humanos, envolvendo os alunos das turmas 9.º F e 9.º H numa atividade no âmbito da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento.
A iniciativa decorreu na Sala Multiusos da Biblioteca Escolar Vitorino Nemésio (ESAD), proporcionando um ambiente acolhedor e propício à reflexão. A sessão foi dinamizada pela Professora Ana Margarida Gonçalves, que cativou os jovens com uma abordagem envolvente sobre um tema fundamental para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.
Os alunos ouviram, com visível interesse e entusiasmo, a explicação da Professora Margarida, que abordou os princípios e a história dos Direitos Humanos de forma clara e acessível. A apresentação de jogos didáticos foi particularmente bem recebida, contribuindo para que a aprendizagem fosse não só informativa, mas também divertida. Os jogos permitiram aos estudantes consolidar os conhecimentos adquiridos e refletir sobre as diferentes dimensões dos direitos e deveres de cidadania.
Num mundo em constante mudança, compreender e defender os Direitos Humanos é vital para os jovens. Esta iniciativa sublinhou como estes direitos são essenciais para garantir a dignidade, a igualdade e a liberdade de cada adolescente, capacitando-os a intervir de forma crítica e informada na defesa dos seus próprios direitos e na promoção do respeito pela diversidade e inclusão na sociedade de hoje.
A Professora Ana Margarida Gonçalves faz questão de expressar o seu agradecimento pela colaboração e apoio da Professora Alexandra Barroco.
A Professora organizadora, Ana Margarida Gonçalves

Queridas Famílias,
Este Natal, a nossa Escola decidiu abraçar uma iniciativa muito especial, escolhendo apoiar a Make-A-Wish Portugal, instituição que realiza desejos de crianças e jovens gravemente doentes, oferecendo-lhes esperança, força e alegria nos momentos mais difíceis.
O poder dos desejos partilhados
A Make-A-Wish desafiou famílias, amigos, colegas e comunidades a unirem-se em torno de um propósito comum e propôs, entre outras iniciativas, a criação de Estrelas Virtuais. Nós aceitámos o desafio e já criámos a nossa estrela que se chama “Alice Brilhante e Mágica”, e gostaríamos de convidar toda a comunidade escolar a ajudar a torná-la cada vez mais luminosa.
Para participar, basta seguir estes passos:
2. Clicar em - Juntar a uma estrela
Escolhendo uma das formas disponibilizadas na plataforma.
Depois de contribuir, poderá acompanhar online o crescimento do brilho da nossa estrela, vendo como a solidariedade de todos nós transforma este gesto numa corrente de esperança. No final da campanha, iremos saber como correu a iniciativa e qual o desejo que ajudámos a realizar.
Cada pequeno contributo acende uma luz de alegria no coração de uma criança que enfrenta uma doença grave.
Juntos, faremos a “Alice Brilhante e Mágica” brilhar bem alto
Agradecemos, desde já, todo o vosso carinho e generosidade.
Isabel Ramos, Coordenadora de Estabelecimento
Juntos, vamos encher a escola de árvores que contam histórias de partilha e momentos felizes em família.
Caras Famílias,
Ao longo deste primeiro período, temos contado com a vossa colaboração nas diferentes atividades que propusemos, nomeadamente na comemoração da Semana da Música e da Semana da Alimentação. Queremos agradecer, o empenho, entusiasmo e criatividade que têm demonstrado.
Esta nova proposta surge
Nesta fase tão especial do ano, gostaríamos de vos lançar um novo desafio que surge no âmbito do conjunto de atividades que têm vindo a ser desenvolvidas para a celebração da quadra de Natal:
Construírem, em família, uma Árvore de Natal.
Podem usar os materiais que desejarem, dando preferência, sempre que possível, a materiais recicláveis. O objetivo é que cada família crie a sua árvore com imaginação, valorizando a reutilização e o cuidado com o ambiente.
As árvores serão depois expostas na escola, permitindo que todos apreciem a diversidade, a criatividade e o carinho investidos em cada uma.
A realização destas atividades, são momentos de qualidade partilhados entre crianças e família, que fortalecem laços, promovem a expressão criativa e criam memórias felizes que perduram ao longo da vida, são certamente um dos presentes mais valiosos que podemos oferecer.
Prazo de entrega 12-12-2025
Agradecemos, desde já, a vossa participação
Com os melhores cumprimentos,
Susana Caldas de Oliveira (Equipa da Biblioteca Escolar)
Informamos que o Gabinete da Escola Digital se encontra encerrado na Pausa Letiva do Natal.
Os Kit´s Digitais voltarão a ser atribuídos e entregues a partir do dia 05 de janeiro de 2026.

Informamos que, devido à Greve Geral, prevista para os próximos dias 11 e 12 de dezembro de 2025 (quinta-feira e sexta-feira), existe a possibilidade de os estabelecimentos de ensino não abrirem as portas por falta de condições mínimas de funcionamento.
Salientamos que o direito à greve é um direito constitucional. Como tal, os funcionários não são obrigados a comunicar previamente se irão ou não aderir à greve. Acresce que a Direção não pode inquirir os trabalhadores sobre essa intenção, sob pena de tal ato poder ser considerado uma forma de coação ou assédio.
Por este motivo, só será possível aferir se a escola dispõe das condições mínimas de funcionamento em cada um desses dias, à hora habitual de abertura.
Assim, solicitamos aos Encarregados de Educação que, nesses dias, acompanhem a situação concreta dos seus educandos. Nos casos do Pré-Escolar e do 1.º Ciclo, os Encarregados de Educação deverão aguardar junto da Escola ou do Jardim de Infância pela verificação das condições de funcionamento. Caso se verifique a falta de condições, deverão levar os seus educandos de volta para casa.
Agradecemos a vossa compreensão e colaboração.
A Direção
No âmbito do projeto eTwinning ExpresArte, desenvolvido em parceria com escolas de Espanha, Itália e França, as nossas professoras têm participado em várias reuniões de coordenação, onde são partilhadas ideias e definidas as diferentes etapas do projeto, sendo o espanhol a língua de comunicação entre todos os participantes.
As primeiras fases do projeto estão já concluídas. Os alunos de Espanhol de cada escola foram desafiados a produzir vídeos de apresentação da sua instituição e da área envolvente. Após votação em turma, os vídeos mais apreciados foram selecionados para integrar a plataforma oficial do Projeto Europeu. No nosso agrupamento, destacou-se o trabalho dos alunos do 11.º O, que representaram a Escola com grande empenho e criatividade.
Aproveitando o espírito festivo desta época, as escolas parceiras acordaram ainda a troca de postais de Natal, acompanhados de dois pacotes de sementes à escolha, enviados entre todos os centros educativos envolvidos. As turmas de 10.º P e 11.º O, no âmbito da disciplina de Espanhol, elaboraram os postais com os respetivos votos natalícios e procederam à recolha das sementes. Estes já seguiram rumo a Múrcia, Astúrias, San Marino, Bari e Estrasburgo, celebrando a criatividade, a partilha e a união entre jovens europeus que comunicam e colaboram através da língua espanhola.
A prof.ª eTwinning responsável, Carla Montero
<iframe width="560" height="315" src="/www/" title="YouTube video player" frameborder="0" allow="accelerometer; autoplay; clipboard-write; encrypted-media; gyroscope; picture-in-picture; web-share" referrerpolicy="strict-origin-when-cross-origin" allowfullscreen></iframe>

Informa-se a comunidade escolar que o Corta-Mato Vale do Silêncio foi adiado para o dia 7 de janeiro de 2026, devido à previsão das condições meteorológicas
No dia 27 de novembro, a nossa turma, 7ºG, no âmbito da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento, participou na iniciativa "The World’s Largest Lesson", promovida pela AIESEC em parceria com as Nações Unidas. A AIESEC é uma organização internacional de jovens, presente em mais de 100 países, que promove o desenvolvimento de liderança através de experiências práticas, com foco no impacto social e na educação.
Esta lição gratuita tem como objetivo sensibilizar os alunos para os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) através de uma sessão interativa e educativa. A lição foi dinamizada por duas jovens gregas voluntárias desta organização, a Christina e a Katerina, que nos deram a lição TODA EM INGLÊS!!!
Mas correu tudo muito bem. A lição foi muito acessível, conseguimos compreender tudo e realizar os desafios propostos!
A turma do 7ºG
A professora responsável: Ana Noémia Silva"
No dia 20 de novembro, a nossa turma, o 7ºG, teve uma "aula" de Cidadania e Desenvolvimento dada por uma entidade externa à nossa escola, no âmbito do Desenvolvimento Sustentável. Inserida na Semana Europeia de Prevenção de Resíduos, que decorreu entre 22 e 28 de novembro, o Electrão, em parceria com a CML, realizou uma ação de sensibilização na ESAD. Nesta sessão, na qual estiveram presentes 1 técnica da equipa do Electrão, 1 técnica da equipa da Betweien e 2 técnicos da equipa da Câmara Municipal de Lisboa, foi feita a visualização do documentário “Para onde vai a reciclagem?”, seguida de uma discussão sobre os temas abordados. Nesta sessão ficámos a saber outras coisas muito interessantes. Sabias que...
- ... o "Electrão" é a única entidade gestora em Portugal, responsável pelo fim de vida de vários fluxos de resíduos (pilhas e baterias, equipamentos elétricos, embalagens....), e a participar na gestão de um sistema de fim de vida para plásticos de uso único, assente na limpeza urbana?
- ...não é necessário lavar as embalagens antes de as levarmos para os pontos de reciclagem amarelos, porque essa lavagem é efetuada nos centros de reciclagem?
- ...faz- se vestuário a partir do plástico que jogamos no lixo?
Curioso, não é?
A turma do 7ºG
A professora responsável: Ana Noémia Silva
|
|
Quantos queres? - Quantos queres? – pergunto eu. - Todos! Toooodos! – respondes tu.
- Dá-me um beijinho, com muito carinho. - Dá-me um abraço muito apertadinho.
- Bate palmas, fortes mas calmas. - Faz-me uma festinha, no braço ou na carinha.
|
- Dá um salto, até à lua. - Ri bem alto, a alegria continua.
- Faz uma careta, e o som de uma corneta. - Os parabéns vais cantar, para a amizade celebrar.
- Dá-me um aperto de mão, do fundo do coração. - Grita VIVA! nesta ocasião festiva.
- Que cor queres? - perguntas tu. - O mundo colorido! – respondo eu.
|
O Programa Ambiente AESMO convida a comunidade educativa a visitar a Exposição - "Instalação" resíduos diferenciáveis, e a colaborarem, com as vossas “caixinhas” na Campanha Solidária de recolha de recipientes para alimentos promovida pela Associação de Pais, entre 2 e 16 dezembro, em frente à Biblioteca da ESAD.
Neste espaço apresentam-se súmulas informativas sobre a separação dos diversos resíduos expostos, e que quotidianamente a escola já remete para recolha, e relembram-se outras possibilidade de separação, que agora com maior facilidade, se pode realizar nos Ecocentros Móveis da cidade de Lisboa, próximo das residências e escolas.
Nesta mostra apresentam-se 14 tipos de resíduos:
- embalagens de Papel (azul),
- embalagens de Plástico e/ou Metal (amarelo),
- embalagens de Vidro (verde)
- canetas e colas (Canetão),
- restos alimentares , guardanapos papel absorvente, folhas arvores (castanho),
- pilhas, baterias, lâmpadas e elétricos (Cuba REE),
- folhagens e ramagens (verde claro),
- recipientes para transporte alimentar (específico),
- outros resíduos diferenciáveis (ecocentro móvel):
cápsulas café,
latas de spray ,
CD's e DVD's,
rolhas cortiça,
tampinhas plástico
- lixo indiferenciado (cinzento)
Pretende-se ainda chamar à atenção para a necessidade urgente de minorar um dos grande problemas na separação dos diferentes resíduos, que é a contaminação de depósitos - colocação de resíduos de uma linha em outra linha de separação.
Todos os resíduos de um depósito contaminado seguem para aterro sanitário, como resíduo indiferenciado pelo que todo o processo envolvido resulta em desperdício. É preferível manter no lixo comum que contaminar qualquer outro depósito diferenciado.
Se não sabe onde pôr, indiferencie, não nos contamine, (o lixo comum) só não leva tóxicos e medicamentos
Inês Mendes, Coordenadora do Programa Ambiente AESMO

Estimada Comunidade Educativa,
É com grande satisfação que anunciamos que, na presente data, tomaram posse os novos membros da Associação de Estudantes (AE) do Agrupamento de Escolas de Santa Maria dos Olivais.
Estes jovens, liderados pela Presidente Sara Pereira, assumem a partir de hoje a total responsabilidade dos seus cargos, com o firme propósito de representar e dinamizar a voz dos estudantes da nossa escola.
Em nome de toda a Direção, saudamos calorosamente os novos membros da Associação de Estudantes. Desejamos sinceramente que a sua ação se paute sempre por elevados princípios éticos, transparência e um profundo sentido de responsabilidade, trabalhando incansavelmente em prol da comunidade que se propõem servir: os alunos.
A Direção do Agrupamento reitera a sua total disponibilidade para colaborar de forma construtiva com a nova AE, esperando que, juntos, possamos contribuir para um ambiente escolar cada vez mais participativo, inclusivo e de sucesso para todos.
Votos de muito sucesso para este novo mandato!
O diretor,
Alberto Veronesi
Campanha de Solidariedade
Ser solidário é... Partilhar... Amar... Ajudar... Cuidar... Compreender... Retribuir... Apoiar.
Ser solidário é ter empatia, compaixão e disposição para ajudar aqueles que estão em situação de vulnerabilidade ou necessidade. A solidariedade é um valor fundamental para a convivência em sociedade, pois promove a igualdade, a justiça social e a cooperação entre as pessoas.
Por isso as turmas dos 9º anos resolveram criar uma campanha de solidariedade intitulada "Ser solidário é... Partilhar... Amar... Ajudar... Cuidar... Compreender... Retribuir... Apoiar." com o objetivo de recolher alimentos e bens de higiene para ajudar as famílias carenciadas da nossa escola.
A campanha vai decorrer entre os dias 24 e 7 de dezembro
Juntos Somos Mais Fortes
Professora Paula Fernandes
O Natal é mais do que uma data no calendário; é um momento de reencontro, de reflexão e de calor humano que irradia uma luz especial sobre o mundo. É a época em que os corações se abrem mais facilmente à generosidade, à esperança e à união, lembrando-nos da importância de partilhar e de cuidar uns dos outros.
Neste espírito acolhedor, a Biblioteca Escolar - ESAD, na Escola Secundária António Damásio, transformou-se num verdadeiro refúgio natalício!
Com o empenho e a criatividade de alunos e professoras, a biblioteca ganhou uma nova vida, vestida a rigor para a época. Cada enfeite, cada luzinha e cada detalhe decorativo é o reflexo do espírito de comunidade e da alegria contagiante que o Natal traz. Ao decorarem este espaço de saber e cultura, os estudantes não só embelezaram a sua escola, como também reforçaram o sentido de pertença e de colaboração.
Que a beleza desta decoração inspire todos os que a visitam a mergulhar no encanto da leitura e a viver a magia do Natal com intensidade. Que o ambiente festivo da Biblioteca Vitorino Nemésio seja um convite à paz, à amizade e à partilha de bons momentos.
Feliz Natal a toda a comunidade escolar!
As professoras organizadoras:
Lurdes Castanheira e Ana Margarida Gonçalves

|
Durante o mês de novembro, várias turmas do 11.º ano (A, C, D e E ) realizaram uma visita de estudo ao BPI AI Innovation Garden, situado no espaço BPI All in One, no Saldanha, com o objetivo de aprofundar conhecimentos nas áreas da Inteligência Artificial e da Robótica. Esta iniciativa permitiu aos alunos contactar com algumas das mais recentes inovações tecnológicas, compreender como a Inteligência Artificial está a transformar diferentes setores e refletir sobre os desafios e oportunidades que estas tecnologias representam para o futuro. A visita integrou momentos de exploração interativa, demonstrações práticas e contextualização do papel crescente da IA no quotidiano. A escola agradece a colaboração do BPI pela oportunidade proporcionada aos nossos alunos, bem como o empenho das professoras acompanhantes. Esta experiência contribuiu para o desenvolvimento do espírito crítico, da curiosidade científica e da compreensão do impacto das novas tecnologias na sociedade contemporânea. As Professoras Acompanhantes: Carla Mourão, Ana Carvalhão, Ana Melim, Conceição Fernandes, Inês Nunes, Tânia Cruz, Teresa Sá Costa. |

|
DOCENTES RESPONSÁVEIS |
Paula Fernandes Grupo 400 - História Erika dos Santos Ferreira Grupo 300 - Português |
|
AGRUPAMENTO/ESCOLA |
Agrupamento de Escolas Santa Maria dos Olivais, Lisboa (AESMO) / Escola Secundária António Damásio |
|
TÍTULO |
PROJETO Roma, Urbs Aeterna: História e Cultura |
|
BREVE DESCRIÇÃO |
Este projeto é de extrema relevância, pois a civilização romana é um dos pilares da cultura ocidental. Compreender a história, a política, a arte e a arquitetura de Roma permite que os alunos desenvolvam uma visão crítica sobre a influência dessa civilização em diversos aspetos da sociedade atual. Além disso, o projeto proporciona uma oportunidade de aprendizagem interdisciplinar, enriquecendo a formação dos estudantes e preparando-os para uma cidadania mais consciente e informada. Trata-se de um Projeto interdisciplinar, com a participação das disciplinas de História e Português, a fim de proporcionar uma experiência prática e imersiva, visando atingir os seguintes objetivos: · História: A contribuição do Império Romano para a civilização ocidental · Português: Relação da língua portuguesa com o latim, influências culturais e literárias da Roma antiga. Duração da viagem: 4 dias · Data de ida: 18 de fevereiro de 2026 · Data de volta: 21 de fevereiro de 2026 · Total de dias: 4 dias |